Tia Eulália - Do Samba e do Jongo

Tia Eulália nas escadarias do Morro da Serrinha | Agência O Globo 1992

Tia Eulália, uma das precursoras do jongo na cidade do Rio de Janeiro e fundadora do Grêmio Recreativo Escola de Samba Império Serrano, é de Além Paraíba. Homenageada pelas canções "Tia Eulália na Xiba" de Nei Lopes e Cláudio Jorge e "Meu Lugar" (Madureira) de Arlindo Cruz e Mauro Diniz a além-paraibana que faleceu em 2005 e deixou um grande legado de suas paixões: o samba, o carnaval e a dança. 

Pesquisar sobre Tia Eulália é importante para o plano de pesquisa do Grupo de Estudo nos Trilhos do Jongo, pois nosso principal intuito é investigar se estamos apenas implantando ou resgatando essa manifestação cultural em nosso município e entorno. O Jongo e/ou Caxambu é uma manifestação oriunda dos negros bantus que trabalharam nas lavouras do café na Região do Vale do Paraíba.


Eu Quero Ver Tia Eulália Dançar! 

Apesar de ser essa figura emblemática no Rio de Janeiro, Tia Eulália nasceu um pouco distante do famoso bairro situado na Zona Norte carioca: Eulália do Nascimento nasceu em 12 de Março de 1908 em Além Paraíba - MG, quando o município ainda era conhecido como Porto Novo do Cunha - São José do Além Paraíba (aqui falamos mais sobre a história de Além Paraíba). Ainda na infância se mudou para o Rio de Janeiro, mais precisamente no bairro de Madureira com seus pais Zacarias e Etelvina. Seu pai, Francisco Zacarias de Oliveira, foi precursor de blocos e ranchos na Serrinha, como o Dois Jacarés. Amigo do ministro Edgard Romero, tinha muita influência conseguindo benfeitorias para a comunidade. Sua casa vivia repleta de músicos que organizavam pastorais, gafieiras, serestas e obviamente muitas rodas de samba. Mano Elói dizia que o espírito festivo daqueles 9 irmãos filhos do senhor Zacarias Oliveira, já era o suficiente para a criação de uma escola de samba. 

Tia Eulália era casada com José Nascimento Filho, nascido na cidade de Três Rios - RJ em 19 de Março de 1903, Dia de São José. Seu Nascimento fazia rodas de jongo em cada aniversário, quando iam à sua casa famosos jongueiros do antigo Distrito Federal e do interior do estado do Rio. Acordava cedo, vestia-se de branco e azul e dirigia-se à Igreja de São José, no Centro, para assistir à missa do santo. Voltava para casa e começava a preparar as comidas e os foguetes para a festa à noite. De madrugada, o chão do terreiro cobria-se de flores atiradas pelos jongueiros.

Em 1947, na casa de Tia Eulália e Seu Nascimento na Rua Balaiada, no alto do morro, foi fundada a Império Serrano. Tia Eulália era portadora da carteirinha nº1 da escola e a defendia com todo fervor. Nos ensaios até tarde da madrugada e no desfile da escola ela sempre inspecionava tudo com muito rigor. Conheceu o jongo quando casou com Seu Nascimento, mas seu maior interesse sempre foi o samba.

Em 11/08/2018 quando foi inaugurado o Espaço Cultural Tia Ira da Serrinha, a antiga Rua Balaiada passou a chamar-se Rua Tia Eulália em homenagem a fundadora do Império Serrano.

No Youtube também encontramos o documentário "Tia Eulália: O Império do Divino"



Fontes de Pesquisa:
(Jornal Extra 27/12/2012 - Por Erick Oliveira e Bia Aparecida)
Site do PRB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INSTAGRAM FEED

@identidadecultural_