Quem Somos


O Grupo de Estudos Nos Trilhos do Jongo surgiu da necessidade de manter e aprofundar os resultados obtidos com o Projeto Semeando Cultura de Izaías da Silva Faria - Mestre Pinguim - , patrocinado pelo Fundo Municipal de Cultura no ano de 2016 em Além Paraíba, Minas Gerais.

O projeto que já acontece a mais de 15 anos, oferece aulas de capoeira e culturas populares para a comunidade num geral e com os 4 meses de recursos recebidos do Fundo, viabilizou o início da pesquisa, aprofundamento e prática do Jongo/Caxambu, manifestação popular tradicional da região do Vale do Paraíba, onde nosso município se encontra. 

Mestre Pinguim, Elisa Larkin Nascimento e Contramestre Paula


Mestre Pinguim é Mestre Fundador da Associação de Capoeira Identidade Cultural, entidade que tem como finalidade a prática e a pesquisa da Capoeira e demais tradições educativas e culturais da matriz afro brasileira. A matriz da Associação é localizada na cidade de Além Paraíba e possui filiais espalhadas em 6 cidades dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. 
Com seu projeto, Mestre Pinguim conseguiu despertar em seus alunos a vontade de acrescentar o jongo/caxambu a cartela de manifestações culturais que a associação mantém além da capoeira, que são o Maculelê e o Samba de Roda. Involuntariamente, a Identidade Cultural acabou assumindo o importante papel de resgatar, manter e promover tradições e culturas populares de matriz afro-brasileira em nossa região, aproveitando o público infanto-juvenil já presente na capoeira, garantindo a prática das mesmas no futuro.  
Para mais informações, entre em contato: ac.identidadecultural@outlook.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INSTAGRAM FEED

@identidadecultural_